Neste sábado, dia oficial da Astronomia no Brasil, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) preparou uma programação especial para celebração desta data junto ao público. São diversas atrações sobre essa que é uma das mais antigas e fascinantes ciências naturais existentes.

Quem olha para o céu em busca de respostas para as questões sobre o que existe além da imensidão do cosmos, vai poder esclarecer as dúvidas com o Ciclo de Palestras: Curiosidades que você sempre teve sobre Astronomia, mas nunca conheceu um astrônomo para perguntar. Os visitantes que se questionam sobre a origem do universo, e se existe vida fora da Terra, vão poder ampliar seus conhecimentos com a ajuda de um profissional. Luan Ghezzi, astrônomo e pesquisador do Observatório Nacional, vai ajudar na explicação de instigantes assuntos como, por exemplo, o que são os buracos negros, o que irá acontecer com o Sol no futuro e quantos planetas extrassolares são conhecidos atualmente.

E após entender um pouco mais sobre o Universo, que tal assistir a um filme que conta a história de mulheres que foram fundamentais para levar o primeiro homem ao espaço? A oficina Brincando com a Matemática vai exibir “Estrelas além do tempo“, que narra a história de três mulheres negras que venceram preconceitos através da coragem, genialidade e matemática, na época da corrida espacial em meio à disputas ideológicas e científicas, no período da Guerra Fria. Após a exibição do filme, acontecerá um bate papo sobre a presença das mulheres negras nas ciências exatas no Brasil.

Teremos também a oficina Cozinhando com Cinemacom o tema África em nós, onde será apresentada a animação Kiriku 2, a história de um menino em sua cultura africana. Nesta atividade, será possível conhecer a relação entre a pipoca e a África, além de aprender uma nova forma de se preparar esta deliciosa guloseima.

Os visitantes ainda vão ter a oportunidade de ver uma réplica, em tamanho real, do Sputnik, primeiro satélite artificial feito pelo homem e que deu início à Era Espacial. O satélite faz parte do acervo do MAST e está exposto na entrada do museu em comemoração pelos 60 anos de seu lançamento. O público também vai poder visitar a fantástica exposição 3D: Imprimindo o Futuro, que possui mais de 100 peças em exibição, e revelam como a nova tecnologia inspira o futuro do design e de diversos outros setores, como a medicina e a indústria. É uma oportunidade de conhecer mais sobre essa espetacular tecnologia de impressão tridimensional.

A tradicional Observação do Céu finaliza o dia de atividades, permitindo que o público contemple planetas, estrelas e fenômenos estudados pela Astronomia, a ciência que o MAST presta todas as merecidas homenagens. Os eventos são gratuitos e fazem parte da programação de Sábado no MAST, localizado na Rua General Bruce, 586, no bairro de São Cristóvão.