ciencia viva Cartaz Natureza e Arte

Natureza e Arte é o tema do próximo Sábado da Ciência, dia 25 de junho, das 14h às 18h, no Espaço Ciência Viva (ECV). Nesta edição, o visitante mergulhará nos domínios da ciência, natureza e arte em oficinas experimentais e módulos interativos voltados para crianças e adultos. A entrada é gratuita.

Entre as atividades e oficinas programadas, o público aprenderá a produzir tintas naturais a partir do reaproveitamento de alimentos e da extração de pigmentos bacterianos, fazer sabão ecológico com a reutilização de óleos vegetais e confeccionar terrários – minijardins feitos em potes de vidro ou garrafas PET.

Estará em funcionamento o módulo-instalação Artéria Gigante, onde é possível conhecer e interagir com diversos componentes do sangue humano. Em um modelo tridimensional haverá também a simulação de um deslizamento de terra, mostrando como o fenômeno acontece, os efeitos do desmatamento e os riscos para a população.

O público poderá conhecer ainda um aplicativo para smartphone que é um guia de identificação das espécies de árvores encontradas no entorno do estádio do Maracanã. A plataforma foi desenvolvida para chamar a atenção dos moradores da cidade para a importância da arborização urbana.

O evento contará também com a realização de oficinas de origami, exposição de fotos, exibição de vídeos, apresentações de teatro e palestra. Às 16h30h, a professora do Laboratório de Métodos Avançados e Epistemologia (LAMAE) da UFRJ e especialista na interface ciência e arte, Maira Froes, profere a palestra Conversando sobre o Código Neural.

Em todas as atividades, o público poderá interagir com os mediadores do Espaço Ciência Viva e com convidados de diversas instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro. O visitante terá a oportunidade de ser um verdadeiro explorador, vivenciando experiências e sensações, participando de oficinas e experimentos, enfim, colocando a mão na massa.

O Espaço Ciência Viva fica na Avenida Heitor Beltrão, nº 321, Praça Saens Peña, Tijuca. Todo último sábado do mês uma atividade temática diferente é apresentada ao público. De segunda a sexta-feira, o ECV organiza visitação para escolas e grupos mediante agendamento prévio. Contatos pelo telefone (21) 2204-0599 ou pelo e-mail museu@cienciaviva.org.br. Mais informações no site www.cienciaviva.org.br e www.facebook.com/museucienciaviva.

Coordenação: Eleonora Kurtenbach kurten@biof.ufrj.br, Gabriela Allil gabi.allil@hotmail.com, Larissa Mattos larissamfeijo@gmail.com, Rachel Castilho rachelcastilho095@gmail.com, Rayanne da Costa rmj.costa@gmail.com, Wladimir Calixto wladlixto@gmail.com, Carla Silva – Comunicação: carla.msd@gmail.com.

Apoio: CNPq, Engenheiros Sem Fronteiras, FAPERJ, IFRJ, PIBEX-UFRJ e URFJ.