Cartaz Esporte e Vida

Você já pensou no que acontece com o corpo quando está em movimento? E ainda, nos princípios da física presentes nas diversas modalidades esportivas? Ou em como a probabilidade matemática pode nos ajudar a prever resultados? Venha descobrir estas questões e muito mais no Esporte e Vida: a Ciência por Trás do Movimento, edição do Sábado da Ciência do dia 30 de julho, das 14h às 18h, no Espaço Ciência Viva (ECV). A entrada é gratuita.

Em módulos interativos e oficinas experimentais, saiba o que acontece com o músculo submetido a um esforço físico, entenda as transformações do corpo antes de depois de se exercitar, descubra como acontece a digestão dentro do aparelho digestório e o tipo de alimentação mais apropriada para um atleta. O visitante ainda aprenderá a medir a pressão arterial e o colesterol, bem como a calcular o índice de massa corporal (IMC).

Mas a ideia também é pôr o corpo em movimento. Estão programadas oficinas de arco e flecha, dança, slackline, badminton, piruetas e saltos na cama elástica e yoga. Na oficina de malabarismo, o público ainda poderá aprender a construir malabares e testar suas habilidades manipulando diferentes objetos.

Nas atividades do ECV, o público interage com os mediadores do Espaço e com convidados de diversas instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro, tendo a oportunidade de ser um verdadeiro explorador, vivenciando experiências e sensações e participando de oficinas e experimentos. Todo último sábado do mês um evento temático diferente é apresentado ao público. De segunda a sexta-feira, o ECV organiza visitação para escolas e grupos mediante agendamento prévio. Apoio: CNPq, FAPERJ, FIOCRUZ, IFRJ, PIBEX-UFRJ, UFF e UFRJ.

 

Evento: SÁBADO DA CIÊNCIA – Esporte e Vida: a ciência por trás do movimento

Data:              30 de julho de 2016

Horário:        das 14h às 18h

Entrada:        Gratuita

Endereço:    Avenida Heitor Beltrão, nº 321, Praça Saens Peña, Tijuca

Telefone:      (21) 2204-0599

E-mail:           museu@cienciaviva.org.br

Site:             www.cienciaviva.org.br

Facebook:   www.facebook.com/museucienciaviva