Ao longo dos últimos anos, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) do
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  vem oferecendo uma série de atividades que desenvolvam no público o interesse por temáticas da Astronomia.

A Coordenação de Educação em Ciências do MAST traz para o público um novo formato de atividade: Um curso básico de Astronomia para visitantes.

Contudo, planejar um curso desta área não é, atualmente, tarefa simples. A Astronomia é uma área dinâmica e progride vertiginosamente todo o dia com novas descobertas em diversas frentes de pesquisa. Assim, a proposta do Curso de Astronomia para Visitantes é de abordar diferentes tópicos desta ciência em formato de módulos, com duração de até seis semanas, oferecidos por pesquisadores e educadores especialistas nos tópicos tratados.

A ideia principal do curso é tratar os temas com enfoques dinâmicos, propondo atividades didáticas relacionadas com os temas e cuidando da qualidade dos conceitos abordados. O primeiro módulo a ser tratado será Introdução à Cosmologia e contará com a participação de pesquisadores de áreas como a Cosmologia Observacional, a Astrofísica Extragaláctica e a Astrofísica Estelar. Este módulo começa em 1 de novembro, com a exposição dos conceitos fundamentais da Cosmologia, e vai até 13 de dezembro, quando serão convidados pesquisadores com ampla experiência para uma roda de perguntas e discussões, onde os alunos do curso poderão aproveitar para aprofundar sobre questões abordadas ao longo das aulas precedentes. Algumas sessões do curso terão atividades de oficina e observação por telescópio.

O curso acontecerá às quintas-feiras, no horário de 17 a 20 horas.

A inscrição é gratuita e quem estiver interessado deve mandar um e-mail para vladimirsuarez@mast.br até o dia 30 de outubro de 2018. Serão disponibilizadas 30 vagas. Esperamos você no Curso de Astronomia para Visitantes do MAST!

Link: http://www.mast.br