Em 6 de maio, Brasil comemora o Dia Nacional da Matemática, em homenagem ao matemático, educadore escritor Malba Tahan  conhecido mundialmente pelo livro O Homem que Calculava, com incríveis contos apaixonantes de Matemática.

Você poderia descobrir e investigar os segredos, a beleza e os encantos da Matemática. O evento interativo terá oficinas com jogos, atividades e desafios, exposições e palestra com o objetivo de celebrar ativamente o pensamento matemático com todos os visitantes.
Este Sábado da Ciência conta com a parceria de muitos educadores, professores e estudantes colaboradores e voluntários de diferentes instituições: UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Programação:
Várias atividades para brincar e investigar diferentes aspectos da Matemática.
Exposições: – Elas: Expressões de Matemáticas Brasileiras que apresenta os interesses e as visões da Matemática de diferentes mulheres e matemáticas brasileiras. Além disso, o visitante poderá conhecer o projeto Para Mulheres na Ciência, que premia anualmente cientistas brasileiras.
– Origami: Arte e Ciência: um breve histórico das dobraduras desde a invenção dos diferentes tipos de papel, a criação da arte japonesa até às diferentes abordagens artísticas e matemáticas do Origami contemporâneo.

Os visitantes poderão ainda participar de diversas oficinas interativas, dentre as quais:
– A matemática por trás das lentes e câmeras, desvendando os segredos das lentes, telescópios e microscópios e o modo como ampliam e invertem as imagens. E ainda, observar Câmaras Escuras, a formação de imagens divertidas e invertidas.
– “Gigantão”, os visitantes poderão transitar pelas escalas macro, micro e nanoscópicas.
– No “Construindo Poliedros com Canudos” e no “Criando e Dobrando Origamis”, as formas geométricas ganharão vida pelas mãos dos visitantes.
– Nos “Jogos de tabuleiro com o Geogebra”, os visitantes poderão conhecer alguns jogos de tabuleiro bem como jogos virtuais desenvolvidos com o software livre Geogebra.
– No “Kirigami”, você participará da criação de estrelas, rosáceas e flocos de neve usando a arte milenar do Kirigami.
– Nas “Torres de Hanói-Brahma”, os visitantes poderão descobrir diversos padrões numéricos do desafio, revelando o poder da Matemática de construir modelos e propor soluções para uma grande diversidade de problemas.
– No “Construindo Cartões Fractais”, os visitantes poderão conhecer algumas das estranhas características ou propriedades dos objetos de dimensão fracionária, as belas figuras Fractais.
– No Tangram Chinês, Tangram Coração e Tangram Ovo, você poderá criar e resolver quebra-cabeças destes incríveis jogos geométricos.

Sabado 26 de maio das 14h às 18h.
Evento é gratuito e acontece

Espaço Ciência Viva fica na Av. Heitor Beltrão, 321, Saens Peña, Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil

Link: http://www.cienciaviva.org.br/