O cérebro é fascinante! Durante o Celebrando o Cérebro, uma porção de atividades bacanas estarão aguardando por você 😉

Nos dias 13, 14, 16, 17 e 18 de março, pode apostar que você vai encontrar várias atividades para instigar a curiosidade sobre como as neurociências estão presentes em nosso dia a dia! A Semana do Cérebro acontecerá em vários espaços do Museu da Vida, com atividades gratuitas que vão dialogar com públicos de diferentes idades sobre o tema “ConsCiência coletiva em saúde”. Oficinas, rodas de conversa, contadores de histórias, teatro e outras atividades compõem a programação!

Neste ano, no Museu da Vida (www.museudavida.fiocruz.br), o tema central do evento terá como objetivo despertar a consciência sobre as saúdes pública e coletiva, oferecendo recursos para que professores de diferentes segmentos de ensino possam levar o tema da saúde e seus determinantes sociais para a sala de aula e espaços não formais de ensino. Além disso, é claro, diversão não vai faltar! Dá uma olhada na programação e divulgue nossas atividades!

13 de março

Roda de Conversa “O cérebro de zero a dez anos”

Horário: 13h30

Público: estudantes universitários, profissionais de museus e público em geral

Local: auditório do Museu da Vida

Nessa atividade, a proposta é discutir o desenvolvimento infantil de forma a contribuir para o atendimento de crianças em museus. Teremos a participação da professora e psicóloga Wilma Veromme, que abordará aspectos dos distúrbios cognitivos e necessidades especiais de crianças, e do professor e físico Paulo Colonese, que estuda o desenvolvimento infantil do ponto de vista das operações matemáticas.

Dia 14 de março

Aventuras da visão

Horário: 10h30 e 15h

Faixa-etária: a partir de dez anos

Local: Ciência em Cena

Com a ajuda de obras de artistas famosos, vamos observar um efeito que mexe com a nossa visão e adentrar no mundo das cores complementares da luz. Nessa jornada, temos o seguinte a declarar: algumas células do olho, chamadas cones, têm um trabalho super importante!

Curumim quer Música

Horário: 13h30

Faixa-etária: cinco a oito anos

Local: Ciência em Cena

 

Um indiozinho descobre que não há nenhum barulho na floresta e se pergunta: onde estão os sons? Em sua busca pela música, os pequenos visitantes da peça conhecem alguns conceitos musicais e ajudam o índio Ynhire a recuperar os sons!

Câmara escura

Horário: 10h30 e 15h

Faixa-etária: livre

Local: Parque da Ciência

Que tal observar um modelo de olho humano gigante e saber o que compõe o nosso olho? Na Pirâmide do Parque da Ciência, venha conhecer a Câmara Escura!

Roda de conversa: O crack e a sociedade – reflexões com jovens de Manguinhos

Horário: 10h30

Faixa-etária: estudantes de 16 a 19 anos

Local: Auditório do Museu da Vida

O uso de crack no Brasil vai nortear o debate, bem como diversas situações enfrentadas em Manguinhos que culminaram em lutas a favor da criação do Centro de Atenção Psicossocial, recém-inaugurado no território.

Conhecendo o cérebro e conversando sobre microcefalia

Horário: 9h00, 10h30, 13h30 e 15h

Faixa-etária: a partir de nove anos

Local: sala da comunicação do Parque da Ciência

Uma viagem ao interior de nosso cérebro que parte de imagens do mundo microscópico. A atividade inclui uma conversa sobre as diversas funções do cérebro na organização da percepção e comunicação humanas, além de questões em torno das influências do Zika vírus nos casos de microcefalia.

Dia 16 de março

Aventuras da visão

Horário: 10h30, 13h30 e 15h

Faixa-etária: a partir de dez anos

Local: Ciência em Cena

Cine Debate

Horário: 15h

Faixa-etária: a partir de 16 anos

Local: Tenda da Ciência

Filme: Uma história de Amor e Fúria, de Luis Bolognesi (2013) | Mediador: Alessandro Batista

O enredo conta a história de um homem que está vivo há 600 anos no Brasil. O debate será sobre a importância da consciência histórica como forma de nos posicionarmos no mundo atual com consciência.

Dia 17 de março

Aventuras da visão

Horário: 9h e 15h

Faixa-etária: a partir de dez anos

Local: Ciência em Cena

O Segredo das cores

Horário: 10h30 e 15h

Faixa-etária: cinco a dez anos

Local: Ciência em Cena

A atividade começa a partir do livro de Ruth Rocha “Nicolau tinha uma ideia”. Nele, é abordado o conceito de construção de ideias e como elas causam impacto no mundo em que vivemos. Após o contadores de histórias, o público poderá desenhar ideias com lápis de cores específicos que, na presença de filtros, desaparecem.

Brinquedos com sucatas

Horário: 13h30

Faixa-etária: cinco a dez anos

Local: Ciência em Cena

Vamos conversar sobre o lixo, o brincar, a nossa saúde e a saúde do Planeta. Descubra como você pode se divertir usando criatividade para produzir o seu próprio brinquedo e cuidar do planeta. Traga alguns itens para reciclar, como caixas e tampas de plástico, e transforme-os em um brinquedo novo!

Dia 18 de março

Contadores de histórias: Arte ConsCiência?

Horário: 11h

Faixa-etária: adulto

Local: Ciência em Cena

Clique aqui para mais informações sobre o Museu da Vida